terça-feira, 12 de junho de 2007

Psicologia e mídia em debate


O Conselho Federal de Psicologia, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia e o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro promoveram, na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 28, 29 e 30 de junho, o Seminário “Mídia e Psicologia: produção de subjetividade e coletividade”. O evento veio com o objetivo de discutir as influências da mídia sobre a produção da subjetividade humana.
Os três dias de debate trouxeram profissionais renomados da área da Comunicação brasileira, dentre jornalistas, publicitários e formadores de opinião, sempre ladeados por psicólogos com conceituada produção nesta discussão.
Da programação do evento, destacaram-se seus Eixos de Discussão, que nortearam o Seminário:
- A Tecnologia das Mídias: a relação dos sujeitos com os meios técnicos de comunicação; - A Produção de subjetividade: a tensão entre cidadania e alienação; - Mídia e Produção de Subjetividade: questões da cultura; - Mídia e Produção de Subjetividade: o poder da mídia; - Mídia e Produção de Subjetividade: questões do racismo; - Mídia e Produção de Subjetividade: questões da violência; - Publicidade e a Produção de Subjetividade; - Mídia e Produção de Subjetividade: questões da infância e adolescência; - Educação para a Mídia; - A Contribuição da Psicologia para a Mídia de Resistência; - A Constituição de Sujeitos: a tensão entre ficção e realidade ; - Ética e Pensamento na produção de subjetividade.
Da área da comunicação, nomes como Inácio Ramonet, do Le Monde; Guilherme Canelas, da ANDI; e o publicitário Roberto Menna Barreto, dentre outros, estavam presentes no debate. O evento contou com o apoio do Fórum Nacional pela Democraticação da Comunicação – FNDC e com o suporte da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Psicologia e Escola de Comunicação.

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